"Nosso consumo de energia sempre foi muito alto, por isso começamos a trabalhar com energia solar. Gastamos de 15 a 20 mil reais (cerca de US$ 3.900) em energia por planta ao mês, o que percebemos ser suficiente para financiar o projeto solar. Agora, nossos custos com energia são praticamente zero”.
Pedro Cláudio de Azevedo Júnior
Descobrindo novos níveis de eficiência
A Agropecuária 7 Manga abriga 120 mil aves para produção de ovos em parceria com a BRF, empresa internacional de alimentos sediada no Brasil. Eles também mantêm 400 bovinos, 700 ovelhas e 100 cavalos.
Como todo produtor em todo o mundo, Pedro Azevedo, proprietário da Agropecuária 7 Manga, queria economizar dinheiro em energia enquanto mantinha a produção. É por isso que o produtor rural brasileiro tornou-se um dos primeiros adeptos do poder "fotovoltaico" (convertendo a luz solar em energia). Ele percebeu que o dinheiro que já gastava em energia cobriria o custo de fazer a mudança para a energia solar.
Ele entrou em contato com a Valley, que o consultou e instalou quatro módulos de energia solar na propriedade. "Nosso consumo de energia sempre foi muito alto", diz Azevedo, mas "agora os custos de energia são praticamente zero".
As quatro usinas solares de Azevedo operam sem interrupção desde 2018 e a economia de energia totaliza de 15 mil a 20 mil kWh em cada planta por mês.
A economia de energia teve um benefício ambiental adicional: a equipe conseguiu evitar o corte de uma floresta com aproximadamente 36 mil árvores, o que reduziu as emissões de dióxido de carbono em cerca de 759 mil kg.
Eficiência energética e atenção aos detalhes
Azevedo observa que a energia solar não foi a única coisa eficiente – o desempenho da equipe de soluções solares também o impressionou. “Quando estávamos analisando os projetos de várias empresas, a Valley foi a única que atendia aos nossos elevados padrões. A equipe conseguiu demonstrar claramente o custo-benefício que o sistema de energia solar poderia trazer para nossa propriedade”.
Atenção aos detalhes também define a equipe de soluções solares, Azevedo acrescenta. “A assistência técnica e o monitoramento contínuo que eles oferecem são essenciais. A equipe nos avisa de qualquer problema. Uma vez, eles observaram remotamente que uma das minhas usinas estava produzindo mais do que as outras e me contataram para saber o porquê”. A equipe logo descobriu que foi porque Azevedo estava lavando os painéis de apenas uma das usinas solares. Os painéis muitas vezes requerem limpeza periódica para remover poeira e resíduos; era uma solução simples, porém era a evidência de que a Valley dá um passo a mais que outros não podem.